terça-feira, 28 de julho de 2009

Estatística e Psicologia. É possível ?

Companheiros desta jornada pelo mundo da Psicologia na Faculdade Castro Alves de Salvador. Pretendo publicar uma série de artigos abordando o tema Estatística e Psicologia por algumas razões:

1 – É preciso desmistificar a estatística para os psicólogos
2 – Pretendo escrever um livro sobre o tema e este será o laboratório

Durante o curso, percebi uma resistência da turma quanto ao aprendizado de estatística e por isto, creio que as possibilidades que esta ferramenta permite serão abandonadas pelos colegas sem ao menos conhece-la. A principal razão creio, é a dificuldade na compreensão de conceitos matemáticos, quem passou a vida escolar tendo dificuldade nesta disciplina não irá resolve-las em um semestre. Ainda mais, sendo matéria do primeiro semestre.

Atualmente existem uma série de softwares (o excel é um deles) que dão conta de todos os recursos matemáticos que o psicólogo precisa. Assim, não iremos nos alongar em formulas matemáticas de difícil entendimento, e ao meu ver, sem necessidade uma vez que os softwares estão aí para isto. Vamos nos concentrar então nos seguintes aspectos:

1 – Conceitos Estatísticos
2 – Uso de Software (Excel e SPSS)
3 – Exemplos de Aplicação

Se tudo correr bem chegaremos lá. Aguardo os comentários.

João

Um comentário:

  1. João achei ótima a sua iniciativa de criar este blog. Ele vai ser de grande utilidade para nossa turma. Um grande abraço.
    Sueli Midlej

    ResponderExcluir